segunda-feira, 25 de junho de 2007

"La buena intención"

Má Educação (La mala Educación, 2004)
Pedro Almodóvar
Cotação: 7/10



*Como vou comentar algumas partes, talvez seja bom para quem não assistiu não ler.

Má educação foi decepcionante. Não por se tratar de um filme ruim - ruim ele não é, mas por, como toda “boa” decepção, ter se chocado com as expectativas geradas com relação a ele.

O filme narra a história de Ignácio Rodriguez (Gael García Bernal), um ator que procura o antigo amigo – e amor - Enrique Goded (Fele Martínez), para mostrar-lhe um roteiro chamado “A visita”. Enrique, que no momento é um cineasta sem idéias para o próximo filme, se encanta pelo roteiro e decide filmá-lo. O enredo de Má Educação se desenvolve intercalando a leitura de “A visita”, cenas do filme gerado por este texto e dias atuais dos personagens.

Tamanha complexidade narrativa é questionável, pois da forma que foi desenvolvida deixou os personagens extremamente vazios, o que enfraqueceu vários outros setores do filme, como as atuações e os argumentos. Inclusive, a idéia principal do filme não consegue ser cumprida. A tentativa de justificar a atual postura de Ignácio como fruto de seu passado e dos abusos sofridos dentro de um rigoroso colégio católico esbarra no desvio de atenção ao qual somos submetidos no constante vai-e-vem da história.

Outros dois momentos questionáveis do filme são: a atitude de Enrique quando descobre a verdade sobre “Angel” através da mãe do ator e revela posteriormente que fingiu não saber da verdade “para ver até onde o rapaz iria” (????) e a decisão repentina tomada por Juan de matar o irmão – um personagem até então absolutamente passivo de repente se transforma em um assassino?

Apesar de tudo a crítica à Igreja Católica é bem-vinda. Presa a velhos preceitos, ela mantém uma atitude absurda de tentar ignorar os avanços da sociedade e se esconde na hipocrisia de suas instituições, fingindo não saber que já se corrompeu por dentro. É mesmo uma pena esse ter sido mais um ponto a ser mal desenvolvido por Almodóvar.

Ficam os elogios à iniciativa de discutir no cinema um tema tão polêmico e os créditos pelos recursos visuais característicos do diretor e que me agradam muito.

Postado por Andressa Cangussú

15 comentários:

Anônimo disse...

DD...
adorei o inicio do texto:
"Como vou comentar algumas partes, talvez seja bom para quem não assistiu não ler"
e por isso não li...
mas valeu, já ouvi dizerem que esse filme eh bom... quero assistir agora pra poder ler seu texto, hehehe
bjo

Dr Johnny Strangelove disse...

Olha ... vou ser sincero Andressa ... tento ver ... mas não consigo ... tem coisas que Almodóvar faz que em alguns momentos tiro o chapéu e outros ... fico me perguntando por que vi isso ...

mas nunca irei negar que ele é um ótimo diretor ... porém esse filme ... prefiro não ver ...

Anônimo disse...

hey dede, boa tarde..
sim vi o filme e pra flar a verdade tb num gostei n. pra vc ter uma ideia qndo acabou o filme ai q meu dia começou de verdade ;)...mas sim, pelo menos polemico eh neh, ao tratar de temas como homossexualismo e a igreja catolica. bem, that's all folks!!
PS: saudade de vc viu mocinha, e de minha tiasinha tb

Dr Johnny Strangelove disse...

Bem ... ele é um dos diretores que reconheço que é importantissimo para o cinema mas ele não desce ... uma pena ... e obrigado pelo comentario

dicaspraticasdeviagens disse...

Vixi... Gael García Bernal??
Já vi todos!
Totalmente fã!
rá!
xP
uahahahahahhaha
;*

Ronald Perrone disse...

Belo filme visualmente, com certeza, mas não tão impactante quanto Tudo Sobre Minha Mãe (meu preferido) e Fale com Ela. Se ainda não viu, fica a dica. Abraços!

Anônimo disse...

Não achei uma decepção, mas lógico que o Almodóvar já fez coisas muito melhores no cinema (como, por exemplo, Carne Trêmula e Fale com Ela). Gosto muito do ator que fez o Ignacio (o Gael García Bernal). Ele está sempre me surpreendo na escolha de seus papéis. Foi assim com Amores Brutos, de Iñárritu e O Crime do Padre Amaro. Obrigado pela visita ao Claquete e volte sempre que sentir vontade.

Outros lugares onde escrevo:
http://cave.zip.net
http://reacaocultural.blogspot.com (Coluna Claque-te).

Anônimo disse...

Poxa Dede, achei q vc foi um pouco cruel agora. Alem de eu considerar o Almodovar um dos grandes diretores atuais, gostei muito do filme embora, como disse acertadamente o Roberto Queiroz, ele já fez coisas melhores (Carne Trêmula e Fale com Ela são os filmes dele q mais gosto). A narrativa é complexa sim, mas bastante instigante e ainda achei a história bem amarrada contando com aqules personagens estranhos tão característicos dele. Só achei q a crítica aos abusos da Igreja Católica poderiamsermais desenvolvidos. Mas a nota q vc deu até q n foi tão ruim assim. Pra mim vale um 8. É isso, beijão!!!

Wanderley Teixeira disse...

Andressa e Rafael,é a primeira vez q passo por aqui,descobri o blog de vcs através da comunidade Os Blgueiros Cinéfilos,da qual sou dono,no orkut.E olha que surpresa?!Vcs são baianos,assim como eu!
Adoro Má Educação.Pode parecer um absurdo mas prefiro muito mais do que o recente do Almodóvar,o elogiadíssimo Volver.Talvez por se distanciar muito mais do cinema q Almodóvar sempre costumou fazer eu o prefira,apesar de continuar sendo um filme do diretor espanhol...

Gustavo H.R. disse...

Andressa, não vi esse polêmico filme de Almodóvar (portanto não li seu comentário inteiro) mas recordo-me da recepção dividida que obteve. Devia tê-lo visto quando passou aqui na sala "de arte" da cidade. De qualquer modo, Almodóvar lançou seu filme coincidentemente numa época em que a Igreja Católica enfrentava inúmeros casos de padres que abusaram de crianças... A discussão que propõe é fértil para abordar o problema.

Cumps.

Anônimo disse...

Pedro almodovar é um dos diretores da nova geração mais comentados que existem. espero assistir esse grande filme que é bem comentado.

passa la no cineoba galera

vlwwwwwwwwwwwww

Wiliam Domingos disse...

Ahh Andressa....realmente já ouvi dizer que não é um dos melhores de Almodóvar, mas ainda irei arriscar!
Adoro o Gael e o Almodóvar, quero ver como será esta junção...
Abraço!

Túlio Moreira disse...

É, nem eu consigo chegar a um "consenso interno" quanto a Má Educação. Só posso dizer que é um filme que toca e faz pensar, como TODOS do Almodóvar. E tem cenas belíssimas, closes inesquecíveis.

Bjim, Andressa!

Anônimo disse...

Andressa, concordo e muito com você - considero que todo alarde em volta de um "filme polêmico" foi extremamente sem sentido, pois os personagens são vazios e as situações bastante comuns, pois é s+o ligar a TV para ver as coisas que ele diz no filme. Um filme nada d mais....
abraço!
post: premios da cafeteria.

Társis Valentim Pinchemel disse...

então nem li.
obrigado pelo aviso inicial.

hahaha