quinta-feira, 14 de junho de 2007

Podridão Interior

O Cheiro do Ralo (Idem, Bra, 2006)
Dir: Heitor Dhalia
Cotação: 8/10

Depois de sua estréia com o denso Nina, o diretor Heitor Dhalia lança O Cheiro do Ralo. Seu filme possui uma elevada importância no panorama atual do cinema brasileiro pois se apropria de uma liberdade narrativa poucas vezes vista nas produções nacionais para adaptar a obra literária homônima. Dessa forma, chacoalha o nosso cinema com uma obra super inventiva.

No filme, Lourenço é um homem amargo e frio que tira seu sustento da compra e revenda de objetos usados. Ele sempre faz questão de explicar a todos os seus clientes que o cheiro ruim de seu escritório provém do ralo do banheiro. No entanto, descobriremos que a origem daquele odor fétido se revela vindo dele próprio.

Lourenço é um personagem sujo. Afeto é algo que lhe falta. Trata seus clientes com arrogância ou simpatia, dependendo do momento. Acostumado a avaliar tudo como mercadoria (tudo para ele tem um preço), encontrará dificuldades ao se envolver com uma garçonete, cuja bunda se torna um objeto de culto para ele. Na realidade, em sua obscenidade demente, ele só tem olhos para a bunda e nada mais. A moça até tenta se aproximar de forma mais amorosa, mas isso é algo que ele desconhece. Assim, a paranóia cresce ainda mais em sua cabeça.

Selton Mello é o destaque no papel principal criando seu personagem na medida exata entre o humano e o grotesco, o insano. Ao mesmo tempo, é possível criar identificação com Lourenço, pois toda sua perturbação parece vir de um problema de família (mais especificamente a ausência da figura do pai). Além disso, somos apresentados a outros tantos personagens esquisitos que surgem na tela.


Competente também é toda a estrutura técnica do longa (que nada fica devendo a grandes produções comerciais). Da fotografia escura em tom amarronzado (acentuando o aspecto de sujeira e de coisa antiga) até a trilha sonora pop e descompromissada.

Irreverente como poucos, O Cheiro do Ralo consegue construir uma narrativa grotesca sem medo de parecer experimental e escrachada. Filme feito para perturbar e que traz, por incrível que pareça (impossível esquecer o trocadilho), bons ares à cinematografia brasileira.

Postado por Rafael Carvalho

16 comentários:

Wiliam Domingos disse...

Ahh cara...quase que fui ver ao filme, mas não deu certo.
Eu sou bem exigente com o cinema nacional, odeio filmes novelões global, se é q vc me entende...
Mas este parece ser bem criativo e diferente...o Celton Mello as vezes me da sono, mas não custa tentar...
Abraçooo

http://eco-social.blogspot.com/

Anônimo disse...

êita rafa!
Se a composição for boa como a idéia eu vou curtir!
Otimo post, me deu super vontade de ler (tá admito que me assustei quando vi uma bunda no nosso blog huahuahahu)
Enfim, gosto do selton, interpretações impecáveis, aposto que mandou bem, mas sabe que tenho a sensação de que vou me cansar dele em breve? Não sei bem pq...
Vou ver logo q possivel!
Hj finalmenteeeeeeeee assisti má educação hahahuhuahuaa bom roteiro...alguns questionamentos quanto à montagem, saldo final positivo =D
Bjao colega

Anônimo disse...

Pense num filme que eu to doido pra assistir! Li ótimas críticas sobre ele, sem contar que amo um pouco de humor negro.

Belo texto Rafael!

Társis Valentim Pinchemel disse...

Tive a oportunidade de ver "Nina" outro dia no Canal Brasil. Como costumo dizer: filme brutal. hehehe
se for na mesma linha vai ser bom.


e esse ai? conseguiu ver como? já está nas locadoras? ou foi o bom e velho download?

Anônimo disse...

Acho que é a primeira vez que entro aqui no seu blog e, logo de cara, vejo coisa boa. Cheiro do Ralo é ótimo (ainda mais para quem leu os quadrinhos do Lourenço Mutarelli). Os Sonhadores, Clint Eastwood, Pretendo voltar mais vezes aqui. Gostei muito do seu espaço. Saudações do crítico da caverna.

(http://claque-te.blogspot.com): Zodíaco, de David Fincher.

Anônimo disse...

Realmente, galera, vale muito a pena ver esse filme. Só não entendo pq algumas pessoas tão com o pé atrás em relação ao Selton Mello? Acho ele um ótimo ator, nunca cansativo. Ele sustenta muito bem o filme.

E filme com cara de novela da globo é foda mesmo Wiliam. Mas esse passa longe disso. Pode ver sem medo.

Tarsis, meu caro, nem locadora nem download, foi no bom, velho e prazeroso cinema mesmo. Sala escura, tela grande, você e o filme somente. Vim pro Intercom e aqui mesmo eu fiquei. To aproveitando demais o circuito alternativo daqui. Nina talvez tenha um clima mais pesado, esse aqui é mais de humor negro. Abraço!

Valeu pelos elogios Roberto, acho que já visitei o seu blog mas ainda não te add nos favoritos. Vou fazer isso. Valeu!!

Gustavo H.R. disse...

Não aparenta ser meu tipo de humor e narrativa, mas levando em conta a maioria de opiniões positivas e por ser um exemplar atual do nosso cinema, talvez siga a recomendação e o assista!

Cumps.

Dr Johnny Strangelove disse...

Cinema nacional de qualidade
agora sim o brasil tá fazendo filme que dé gosto de se ver
tentarei ver ele o mais breve possivel
abraços pessoal

Alex Gonçalves disse...

Rafael, “Nina” é o meu filme brasileiro predileto, e devo concordar com sua opinião quando eu conferir ao novo filme de Heitor Dhalia. Assim como o seu filme de estréia, ele deve nos transmitir novamente a um mundo sórdido e confuso, mas repleto de características humanas que, surpreendentemente, acaba conquistando a nossa identidade com o personagem central.
Abraço.

Anônimo disse...

Hum!! Fiquei curiosa pra ver! Valeu pela dica!

Anônimo disse...

Eu posso indicar um filme tb? Assiti esse final de semana a "A língua das mariposas", já viram? Eu gostei muito. Queria ver o comentário de vcs. E Dedê, como é o título daquele q vc me disse e eu sempre esqueço? "Meu amigo não sei o q...?

Ronald Perrone disse...

Putz... ainda não vi... não passou aqui na minha cidade...Abraços!

Dr Johnny Strangelove disse...

Rafael e Andressa
aqui está o convite de participar na comunidade dos blogueiros cinéfilos e é um meio para a gente se comunicar além dos comentarios

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=34327998
aqui está o link
abraços

Anônimo disse...

Saudações galera!

Gustavo, a narrativa é bastante experimental e o humor é negro, mas eh bastante interessante e agradavel. Muita gente pode não gostar mas vale a pena dar uma conferida.

É johnny, o nosso cinma vem crescendo bastante, mas não é de hj n viu. Mas ele tá passando por uma fase legal sim. E valeu pela dica da comunidade, quando puder vou dar ma olhada.

Realmente Alex, o mundo de O Cheiro do Ralo é "sórdido e confuso, mas repleto de características humanas". Não perca esse filme

Mirna, bela, obrigado pela visita e pela dica tbm. Ja ouvi falar desse filme, e me deu vontade de ver mesmo. Assim q eu vir, te falo o q achei. Acredito q o film q Dede te indicou é uma animação japonesa chamada Meu Amig Totoro. Ela fala muito bem desse filme. Bijão, apareça sempre.

Abraços cinéfilos a todos. Valeu!!

Anônimo disse...

Estou muito ancioso para assisti-lo, ele entra na sexta feira em cartaz no cinema aqui do balneario - depois comento aqui novamente para dizer o que achei e fazer um diálogo.
abraço!

Anônimo disse...

depois desse comentario fiquei curioso pra ver o filme...

abraço
ahh, adorei o titulo, rafa!