segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Mostra Cinema Conquista 2007

Uma vez por ano a minha cidade natal, Vitória da Conquista, que coincidentemente é a terra do mestre do Cinema Novo, Glauber Rocha, dá a seus moradores uma oportunidade de vivenciar o cinema por uma semana inteira.

Ironicamente, a terra de Glauber só tem um cinema, com três salas, nas quais são exibidos filmes dos mais comerciais que se possa imaginar e, graças à lei, alguns deles são brasileiros. De toda a programação da mostra – pela primeira vez composta apenas por filmes brasileiros!-, apenas dois filmes passaram pelos cinemas daqui: O ano em que meus pais saíram de férias e Saneamento básico.

Além das produções de outros estados, que às vezes nem às locadoras chegam, teremos contato também com curtas e vídeos baianos, aos quais temos menos acesso ainda.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu me Lembro (2006)
Dir: Edgard Navarro
A mostra teve início com o longa Eu me Lembro, do diretor baiano Edgard Navarro.
Relato autobiográfico de três décadas (50, 60 e 70) da vida do diretor, o filme é baseado em memórias e explora as sensações que acompanharam Navarro ao longo de sua infância e juventude.

A história se inicia com a visão infantil do personagem “Guiga” sobre o mundo. Neste momento tudo é fantasioso, assistido por frestas de janelas, causa espanto e é nessa fase que o garoto se percebe pela primeira vez no mundo. São aqueles flashes de memória que todos temos da época de criança e que, por mais irrelevantes que possam parecer, marcam a nossa mente de verdade.

Na segunda fase, já com onze anos, o menino começa a entender suas relações familiares- sempre marcadas pela forte religiosidade de seus pais- e a descobrir sua sexualidade, fator esse exploradíssimo no filme, de modo a chocar os expectadores mais desavisados (como eu).

Por fim, já nos anos 70, o jovem se depara com a eclosão do movimento hippie, encontrando nas drogas sua nova fonte de descobertas. É também nesse período que Guiga é levado a mergulhar no seu passado e em tudo que influenciou sua vida até aquele momento.

A produção agrada pela simplicidade das situações vividas pelo garoto e a forma humana como ele as encara. Tais aspectos criam uma grande identificação com o público, principalmente com os que viveram essa época.

Edgard Navarro, que esteve presente na mostra, revelou em seus gestos e palavras o motivo de o filme ter cenas tão fortes e escancaradas. Ele é um cineasta inquieto, que não segue padrões e adora romper qualquer cerimônia.

Foi uma abertura à altura das expectativas!

8 comentários:

Alex Gonçalves disse...

Andressa, sempre quis ter o prazer de acompanhar uma mostra, independente dos filmes exibidos e da duração de todo o festival. Uma pena que as únicas oportunidades de ter este pequeno prazer de modo um tanto econômico, que são em pequenos eventos de uma escola de vídeo da minha cidade em sala de cinema "improvisado", seja realizado num horário que fico extremamente compromissado com os estudos.

Este "Eu Me Lembro" foi exibido em São Paulo. Não deve fazer muito tempo que saiu de cartaz. Gostei da foto, no fim do post.

Grande semana.

Romeika disse...

Adoro mostras e festivais de cinema, e o melhor desses eventos é prestigiar os filmes (nacionais ou não) que quase - ou nunca chegam aos cinemas comerciais.

Anônimo disse...

Olha eu aqui comentando no blog, como prometi.

Vou logo fazendo uma critica: ta faltando os comentarios sobre os filmes que vc viu na Mostra.

Um beijo e parabens pelo blog!

Wiliam Domingos disse...

É esse cinema nacional que me impressiona e que eu insisto em ver...mas raramente consigo!
E aqui nem mostra de cinema tem...! oO


O filme parece ótimo...
o Festival mais ainda!
Isso novamente me faz lembrar de A Casa de Alice...depois veja o trailer!
Beijoo Dê!!!

xD aparece no Eco...falei de um filme ótimo, você precisa ver!
Ah....baixei Once!
Parece lindo...mas não tem legendas ainda!
¬¬
e o idioma é italiano...¬¬
ai...nem vou ver, prefiro ver do jeitin que é!
rsrs

Anônimo disse...

Andressa, é nessas horas que fico com uma inveja.. hehehaha aqui no sul o único festival é o de Gramado, q a cada ano consegue ser pior e se transforma cada vez mais em uma espetáculo da revista Caras, e não um lugar de encontro dos cinéfilos.

Anônimo disse...

I'm here to help get your website off to a fantastic start off. Don't be 1 of these that wished that they had accomplished it better the very first time, then get on the job, and expense, of starting above. Your web site reflects what you along with your organization or pastime are all about.

I am in a position to supply low-cost, user-friendly, custom designed websites to get a broad assortment of organizations, organizations and teams.In addition, it should not price a lot of money to obtain you began. I am going to assist guide you via the method and even alert you once i believe you might be obtaining in above your head, or beyond your spending budget.

Listed below are some hight high quality services for a resonable price:

Front-End Development
Custom web site design
Affordable web site design
E-Commerce website design
Corporate Website Design
Innovative website design
Static Web Design
Website maintenance
Web site re-designs
SEO Services
Logo Design

Please look around the site for further information about the [url=http://www.adrianbotea.com]freelance web designer[/url] services that I am able to offer and to see examples of websites that I have designed

--------------------------------

[url=http://www.adrianbotea.com/seo-services][img]http://www.adrianbotea.com/seo-moz.png[/img][/url]

Anônimo disse...

One of the best things to include in a nicely healthy diet while you are looking to lose weigh up is exercise. To begin, consider doing exercises 3 times per week for about 45 minutes at a time. Cardiovascular actions for example exercising, Zumba, the stage mill, leaping rope and even getting a good go walking will improve your metabolic process through the day as well as assist you with weight loss goals. [url=http://www.x21w12w21.info]Ilghss231[/url]

Anônimo disse...

I could not resist commenting. Perfectly written!


my blog Zahngold