quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Déjà vu

Paranóia (Disturbia, 2007)
D.J. Caruso



Não...não vou falar do recente filme protagonizado pelo Denzel Washington. Vamos lá: Personagem central em casa, com binóculos, espiando vizinhos, descobrindo os podres deles... Se o maravilhoso clássico Janela Indiscreta veio à sua cabeça, pode desistir. O de já vu pára por aí, pois o novo thriller Paranóia não vai longe na tentativa de transformar uma janela indiscreta numa fonte convincente de suspense.

O filme narra a historia de Kale (Shia LaBeouf), um garoto que, traumatizado pela violenta morte do pai, é submetido à prisão domiciliar após agredir um professor. Limitado e entediado, ele passa a bisbilhotar pelas janelas a vida da vizinhança. Começa então a relacionar uma série de assassinatos veiculados pela mídia a um de seus vizinhos e, com a ajuda dos amigos, faz de tudo para solucionar o caso.

A questão é que não se cria um ambiente de suspense desde o início da história. Ao contrário, pelo menos meia hora (mas deve ter sido muito mais) se direciona à ambientação da personagem principal – que não é complexa o suficiente para ser tão explorada-, o que cria uma sensação inquietante de “nada acontece”.

A atmosfera que reina é a de um filme adolescente que arranca, sim, alguns sustos (ocasionados principalmente pelas musiquinhas sinistras seguidas de um baque), mas que definitivamente não supera as expectativas e ainda tem o azar de ser sucessor de um filme tão bom do mestre do terror.

Shia LaBeouf é super simpático e realmente parece estar no caminho certo para brilhar sob os holofotes de Hollywood. Não fosse ele, nem o romancezinho do filme empolgaria o público. Carrie Anne Moss? Acaba sendo talento inexplorado nesse tipo de película.

Pode ser duro ou precipitado demais, mas minha aposta é que veremos Paranóia na Tela Quente daqui a alguns anos.

17 comentários:

Ramon disse...

Ainda não assisti o filme, mas vejo que é bom não esperar muito.
É verdade, a tentativa de fazer um filme parecido com Janela Indiscreta destina o filme a comparações que com certeza só degrinirão sua imagem.

Legal o blog!

Kamila disse...

Andressa, eu até que me diverti bastante com "Paranóia". Gostei, principalmente, do fato de que o diretor não faz um remake fiel demais ao filme "Janela Indiscreta". "Paranóia" tem sua independência, quando coloca a possibilidade de redenção para o personagem do Shia.

Ronald Perrone disse...

Andressa, é impressão minha ou o fundo é vermelho com a fonte azul???
Querida, vai deixar todo mundo com problema de vista...heheh
Sério, não consegui ler três linhas e as vistas começaram a doer... eu sugiro que você mude as cores...

Paranóia é uma merda...

Quanto a fase sola, boa sorte!

Alex Gonçalves disse...

Andressa, gostava bastante da parceria que você havia feito anteriormente com o Rafael, pois dava ares autênticos ao endereço. Mas compreendo a mudança de rumos e pode continuar contando com a minha participação neste endereço, ok?
Bem, assim como você, não gostei de "Paranóia". D.J. Caruso até se sai bem na parte de humor da história, mas fracassa na tarefa de introduzir drama e tensão (apesar dos bons sustos com o apoio de uma competente trilha sonora, como você informa).

Gustavo H.R. disse...

PARANÓIA sempre pareceu um thriller comum, uma atualização teen-oriented do clássico hitchcockiano. Pode até entreter um pouco, mas o melhor é ser entretido por filmes memoráveis.
David Morse e Carrie Anne-Moss continuam sub-usados pelos diretores de Hollywood.
E a Tela Quente sem dúvida será o limbo que aguarda o filme, bem sacado...

Cumps.

Wiliam Domingos disse...

Eu tb prefiro esperar pela exibição na Tela Quente...
Este filme é do estilo passatempo forçado...sei lá, não arrisco!
Até ia ver, mas prefiro não ir...haihaiah
Intéee nissin!

Ronald Perrone disse...

Agora sim, ficou bonito o blog!

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

Anônimo disse...

Agora sim primona.. fikou legal o blog...
Bjo grande
(Náo falei do filme pq nunca vi)

Rafael Carvalho disse...

Pode não ser o melhor exemplo de filme de suspense, mas até que me distraiu durante a sessão. Nem tão bom nem tão ruim, somente esquecível. E ficou legal o novo lay out do blog, gostei da postagem dos cartazes do filmes que vc viu durante a semana. Fiqyuei com muita vontade de ver Últimos Dias. Vc gostou? Bjs Dedê, até mais!!!

Wanderley Teixeira disse...

Não há dúvidas q Paranóia é material para Tela Quente.Também tive uma impressão bem morna do filme pelos seus artifícios juvenis, mas Shia LeBouf consegue manter uma linha no personagem q acaba nos prendendo.Passa na média, mas está longe de maiores méritos.

Anônimo disse...

num sei pq, mas pra mim o filme num foi de um td ruim n. pelo contrario, em muitas cenas ele me "assustou"(rs), o q a maioria dos filmes de suspense n consegue fazer...
that`s all

bju babe

Anônimo disse...

bah! vou passar longe!
abra�os

Unknown disse...

André Ourix:

não vi ainda o filme, porem, com shia labeouf no elenco pode significar alguma coisa, não que atuação nenhuma chegue a salvar filmes, mas pelo menos serve como um atrativo. ele desponta como um dos melhores atores da nova geração, e pode surpreender muito ainda.

Acessa o cineoba que tem coisa boa la
vlwwwwwwwwwwwwwwwwww

Alex Gonçalves disse...

Andressa, por onde anda você?

Unknown disse...

Hahahaha! Ótima a sua aposta!

Esses títulos com um nome só também são demais: paranóia, obsessão, medo, delírio, loucura. Ou se junté-los em nomes compostos também fica ótimo: louca obsessão, delírios do medo...

Bj.

Manel Muñoz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.