segunda-feira, 30 de julho de 2007

Adeus aos mestres

Foi anunciada hoje a morte de um dos maiores cineastas da atualidade. Ingmar Bergman sai de cena aos 89 anos e deixa uma vasta obra para deleite de cinéfilos mundo a fora. Embora tenha se aposentado do cinema em 1982 com Fanny e Alexander, continuou trabalhando na televisão e no teatro onde iniciou sua promissora carreira. Mesmo assim, alguns de seus filmes para a TV forma lançados também na tela grande como seu último trabalho Saraband que resgata a história dos personagens de Cenas de um Casamento, série criada por ele próprio e lançada na TV em 73. Responsável por obras magistrais como Gritos e Sussurros, O Sétimo Selo, Sonata de Outono, Morangos Silvestres e Persona, o diretor sueco vai fazer falta, mas deixou, indiscutivelmente, a sua marca na história do Cinema.

E eis que o dia passa e mais uma baixa é anunciada no campo dos grandes cineastas. O italiano Michelangelo Antonioni também morreu nesse início de semana, exatamente no mesmo dia em que Bergman nos deixou. Responsável por uma obra apreciada no mundo todo, Antonioni começou a ser notado a partir do final da década de 50 por construir um estilo próprio e pelos vários prêmios com os quais foi agraciado nos maiores festivais do mundo (Cannes, Veneza e Berlim). É dele a trilogia da incomunicabilidade composta por A Aventura, A Noite e O Eclipse, que o elevou ao status de grande mestre do cinema. Depois, filmando em inglês, criou novas obras-primas como Blow Up – Depois Daquele Beijo e Profissão: Repórter. Outra perda irreparável, num mesmo dia. De fato, o começo da semana não foi nada agradável.

Postado por Rafael Carvalho

4 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Estva prestes a me tornar fã, tendo visto só três de seus filmes - a ponta do iceberg de uma extensa e quase incomparável filmografia. Que Bergman descanse em paz...

Dr Johnny Strangelove disse...

o homem já deixou a sua marca nas nossas vidas e no cinema
agora ele alcançou o que todo mundo quer ser ... imortal

descanse em paz MESTRE

Ronald Perrone disse...

que descanse em paz um dos maiores gênios do cinema mundial!

Anônimo disse...

é uma grande perda, mas de qualquer forma, artisticamente falando, suas obras já estão consolidadas e por isso fica o legado.
No blog já saiu os prêmios da cafeteria, aparece lá!
abraços