sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Corrente literária



Imagino o que teria sido de mim se não tivesse descoberto o prazer pela leitura há algum tempo. Ganhei Harry Potter e a Pedra Filosofal e quando vi aquele livrão (sim, nos meus 12 anos era enorme e, pior, sem figuras) pensei: "Ai caramba, eu vou ter que ler esse livro mesmo?". Mas foi minha madrinha quem me deu e se ela perguntasse o que tinha achado do livro? Tive que ler então, né. E foi aí que a magia aconteceu. Chegou um momento que eu não conseguia mais parar de ler. E a vontade não parou até hoje. Escolher cinco livros é difícil, mas aí vão os meus atuais preferi dos.


1. Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez)

A partir do momento em que eu entrei em contato com a obra do Gabriel García Márquez com Crônica de uma Morte Anunciada eu me tornei fã do cara. E Cem Anos de Solidão foi uma experiência marcante. O realismo fantástico construído com maestria e elegância nos deixa extasiados, enquanto testemunhamos a saga da geração de toda uma família. A leitura flui da forma mais agradável possível desejando que a leitura não terminasse nunca.

2. Crime e Castigo (Fiódor Dostoiévski)

A leitura de Dostoievski é densa, mas nunca complexa ou cansativa. Acompanhamos os delírios e pensamentos da mente de um personagem atormentado por si mesmo e por seus demônios internos. A gama de tramas paralelas só enriquece a narrativa que prima mais pela introspecção psicológica dos personagens do que pela ação em si.

3. Lavoura Arcaica (Raduan Nassar)

Antes mesmo de me maravilhar com o filme dirigido por Luis Fernando Carvalho, o livro de Raduan Nassar me pegou de surpresa. É uma experiência marcante tanto pela estrutura narrativa (os capítulos são formados por um só parágrafo, enormes e sem pontos continuativos) quanto pela densidade da história do rapaz que fugiu de casa por estar apaixonado pela irmã. Pena que o autor só lançou mais dois livros e depois de aposentou.

4. Vidas Secas (Graciliano Ramos)

É com muita simplicidade que esse grande autor de nossa literatura nos dá a história de uma família de retirantes e nos apresenta momentos de degradação moral daqueles personagens. Embora sejam fictícios, há muitos deles na vida real. Com um texto seco e direto, as situações que acompanhamos são brutas e parece não haver solução para aquela família senão o sofrimento e a eterna fuga.

5. A Metamorfose (Franz Kafka)

A situação surreal a que somos convidados a conhecer logo a partir das primeiras linhas do livro mais famoso de Kafka se torna ainda mais prazerosa pela qualidade de seu texto. A naturalidade com que ele conta a história do homem que acorda transformado em um inseto nos aproxima ainda mais da narrativa. Mas não se enganem, a história é densa. Metáfora perfeita de alguém que vive e se sente oprimido dentro do próprio lar.

Passo agora a corrente para André Setaro (Setaro's Blog), Renato Silveira (Cinematório), Wallace Guedes (Crônicas Cinéfilas), Roberto Queiroz (Claquete) e Gustavo Madruga (Cine Ôba). Se virem.


PS: Quase entram na lista O Caso dos Dez Negrinhos (Agatha Christie) e 1984 (George Orwell). Foi uma briga...


Postado por Rafael Carvalho

12 comentários:

Wallace Andrioli Guedes disse...

Ok, irei me virar para fazer essa lista. Mas tenho uma dúvida: pode ser qualquer livro ou tem que ser romance ? Porque eu faço faculdade de História e leio muitos livros que acho fantásticos, mas que não são romances.

Alex Gonçalves disse...

Despertei o interesse pela leitura de livros bem tarde. Realizei poucas leituras, pois não estou tendo muito tempo disponível para isto. Desta forma, mesmo que eu conheça todos os livros da lista, nunca fiz a leitura deles. "Crime e Castigo" deve ser marcante, pois dá para notar a força do conteúdo já por sua livre adaptação brasileira no filme "Nina".

Anônimo disse...

Rafael, 1984 era páreo duro com esses cinco aí. Outro que eu também ficaria na dúvida é Os Miseráveis, de Victor Hugo. Gozado você falar do Caso dos Dez Negrinhos. Muitos blogueiros puseram em suas listas essa obra da Agatha Christie (o que, pra mim, é uma surpresa por não ser um livro tão clássico no sentido de ser reconhecido como tal, como, por exemplo, Crime e Castigo e Hamlet). Estou pensando na minha lista. Falta só um, mas a lista para ocupar a vaga é grande!

(http://claque-te.blogspot.com): Amor à Flor da Pele, de Wong Kar-Wai.

Meus Outros Blogs:
http://houseagency.blogspot.com
http://fotovoyeur.zip.net

Wiliam Domingos disse...

Grande lista!!!!
Mto interessante...
Os três primeiros me interessaram, na verdade, Lavoura Arcaica já passou pelas minhas mãos...mas não peguei pra ler!
Abraçooo!

Anônimo disse...

Wallace, fica à vontade pra escolher o livro que você quiser, de qualquer área. Eu é que gosto mais de ler ficção mesmo, aí ficaram esses.

Alex, Crime e Castigo é relamente um livro marcante, e a adaptação dele em Nina é pesadinha sim.

Roberto, por pouco 1984 entra nesse top five, mas vai muito de momento tbm. Vc vai ver como é dificil. E sou fã da Agatha, ja li um monte de cosa dela, mas O Caso dos Dez Negrinho é especial, pena que não teve espaço.

Wiliam, se vc tiver outra oportunidade de ler Lavoura Arcaica, n perca. É uma experiência fantástica e inovadora.

Abraço galera!!!

Ronald Perrone disse...

Bela lista encabeçada por Cem Anos de Solidão, que também é meu livro favorito...o unico outro que eu li, foi Metamorfose, que é excelente também.
Abraços!

Anônimo disse...

Dos seus livros citados li apenas A Metamorfose. Sempre fui curioso sobre Cem Anos de Solidão, um amigo não para de falar deste livro sempre que tem a oportunidade. Acho que já está na hora de procurar. Gostei muito das dicas!

Anônimo disse...

Grande lista!

Já estou preparando a minha, e assim como Wallace, eu também faço História e leio obras exelemtes nessa área!

Ou hoje, ou amanhã essa lista sai!

Abraços!

Gustavo H.R. disse...

Por mais que puristas critiquem, HARRY POTTER atrai tanta gente à leitura, principalmente os mais jovens, o que não é pouco!
Conheço apenas de renome esses grandes monumentos da literatura, mas depois de ver MATCH POINT com certeza a obra de Dostoiévsky está na programação próxima. VIDAS SECAS estudei no colegial, mas não lembro se li ou não. De Kafka também só enfrentei o denso O PROCESSO, mas esse parce ser tão interessante quanto.

Cumps.

Daniela Valverde disse...

Oi Rafa! Acabei de conhecer seu blog e estou adorando! Bom, falando sobre livros, 3 dos que você colocou em sua lista eu manteria: Cem anos de solidão, Lavoura Arcaica (me marcou muito quando li) e Vidas Secas. Acrescentaria Ensaio à cegueira, de Saramago e Madame Bovary, de Flaubert. Beijos

Anônimo disse...

Muito boa sua seleção! Ainda não li nenhum, mas gostei mesmo assim. Gosto muito de literatura nacional, até conferi uma parte de "Vidas Secas", mas não terminei por falta de tempo (sei, uma vergonha...). Sempre gostei mais de filmes, mas um livro é bom às vezes...

Evaluna disse...

oi pessoal. encontrei o vosso blog perfeitamente por acaso enquanto fazia uma pesquisa sobre Garcia Marquez, alguém por quem tenho um fascínio e uma admiração sem limites. Li toda a sua obra várias vezes e atrevo-me a dizer que já li Cem anos de solidão quase 20 vezes!!!verdade mesmo.
Bom quanto a essa lista de 5 livros de facto é difícil porque não dá nem para começar.Aliás eu enchia logo a lista com 5 das obras de Garcia Marquez, mas tentarei fazer o impossível.
Bom então eu sugeriria qualquer coisa como
- Cem anos de solidão
- O Evangelho segundo Jesus Cristo (José Saramago)
- Teresa Batista cansada de guerra (do sublime Jorge Amado)
- Até amanhã camaradas(Manuel Tiago que é pseudónimo literário de Álvaro Cunhal,lider comunista grande e carismático na história portuguesa)
- A casa dos espíritos (Isabel Allende)
(desculpem mas n consigo deixar de fora outras obras)
- O crime do padre Amaro (Eça de Queiróz)
- Os alegres rapazes de Atzavara( Vasquez Montalban, espanhol)
- Filhos e amantes (D.H.Lawrence)
- Viagens com a minha tia (Somerset Maugham)
-O quinto filho (Doris Lessing)
etc etc
peço desculpa se pareço pretensiosa mas não sou.
o que acontece é que a literatura é uma das minhas grandes paixões.
Com ela eu aprendo, emociono-me, sonho , fujo do mundo real quando preciso de me abstrair.
gostei de ver o vosso blog.
Ah a propósito eu sou portuguesa.
e também gosto muito de cinema
para além de ser uma apaixonada por alguns dos vossos grandes musicos(Caetano, Betânis, Milton, e outros)
beijos