quarta-feira, 14 de março de 2007

O que esperar da sexta parte de uma seqüência?

Rocky Balboa (Idem, 2006)
Dir: Sylvester Stallone
Cotação: 8/10



Se a seqüência em questão for Rocky Balboa, iniciada em distantes 1976 com Rocky, um Lutador a resposta é simples: um filme bem dirigido e com atuação brilhante de Sylvester Stallone.

O filme mostra a vida de Rocky, agora com quase 60 anos de idade, depois de seu afastamento dos ringues. Dono de um restaurante chamado Adrian’s – nome de sua falecida esposa - Rocky ganha a vida através da fidelidade de seus clientes, que se encantam ao ouvir as histórias do ex-lutador.

Na primeira etapa da película é dado destaque ao fator emocional do personagem através de três elos com o passado: a memória de Adrian; seu relacionamento desastroso com o filho Rocky Júnior e a volta da personagem Marie (que aparece no primeiro filme). Além de dar fluidez ao roteiro e ajudar a criar um vínculo maior com os outros filmes da série, essa alternativa ajuda a fazer com que o boxe não seja o único atrativo do filme, sendo deixado para as partes finais da trama.

Apesar da boa cena de luta – filmada como uma transmissão para TV – cabe destacar que o desempenho físico não é o único obstáculo vencido por Rocky. Devo admitir que ao ver o trailer pensei que a velhice do campeão seria o único argumento encontrado para o deixar em situação desfavorável, se transformando no tema central do filme, mas o que se vê é um exemplo de que a superação dos nossos limites tem muito mais a ver com a perseverança e o apoio das pessoas que amamos – estejam elas ao nosso lado ou apenas em lembrança. São estes os principais critérios encontrados para vencer qualquer situação.

A interpretação de Stallone merece mais uma vez meus elogios. O novo-velho Rocky mantém as mesmas características do velho-novo Rocky, conseguindo diminuir (e muito) a distância entre os filmes. Jeito simples, fala arrastada, figurino pesado e rugas incomodamente reais se juntam à leveza com que o personagem é conduzido, mostrando que o ator venceu com glórias o último round da série.

Postado por Andressa

2 comentários:

Anônimo disse...

vlw minha tiaaaa, quero deixar claro q eu tenho participação nesse texto viu, eu estava la e eu q despertei o comentario do "filmada como uma transmissão para tv"...
huahuahuahua
brincadeira
(em parte)

Anônimo disse...

ah..assinando o comentario de cima

IANO