terça-feira, 27 de março de 2007

Lar

Terra Estrangeira (Idem, 1995)
Dir: Walter Salles e Daniela Thomas



Revisto no pré-lançamento do Cineclube Lúcia Rocha, Terra Estrangeira conta a história de Paco (Fernando Alves Pinto), um jovem estudante que depois da morte da mãe e da crise econômica do período Collor, tenta sair do país, mas só consegue isso através de contrabando que leva para Lisboa. Lá, ele se envolve com a emigrante brasileira Alex (Fernanda Torres).

O sentimento de patriotismo e o pertencer a uma nação são recorrentes no filme, e é como se o personagem principal representasse a necessidade do povo brasileiro de reencontrar esse sentimento (isso se já o tivemos algum dia). Mas antes disso, ele é o reflexo do brasileiro que perdeu as esperanças e se desencantou com seu próprio país.

Terra Estrangeira é daqueles filmes que crescem no conceito quando submetidos a uma segunda visita. As imagens aparecem fotografadas num preto-e-branco belíssimo mesmo que retratem um momento tão deprimente da História do Brasil, quando a política econômica do governo Collor afundou o país (seria uma metáfora o navio encalhado visto ao fim da película?). Por se tratar de um momento tão infeliz, o preto-e-branco talvez denote uma tristeza pelo momento retratado, além de ser uma homenagem ao Cinema Noir.

É uma pena que Fernando Alves Pinto não consiga alcançar a mesma qualidade da interpretação de Fernanda Torres (que assim como a mãe, atua sempre bem). Destaque ainda para a ótima trilha sonora de José Miguel Wisnik. Cenas como a morte da mãe de Paco, a conversa deste com os contrabandistas numa mesa de bar, a segunda transa dele com Alex no carro e a cena em que ela canta Vapor Barato e chora ao mesmo tempo, sobreposta pela voz de Gal Costa, são primorosas, num filme não menos que isso.

PS: Depois da sessão no Cineclube, um rapaz fez um comentário pertinente sobre a obra do Walter Salles: ele percebeu nos filmes do cineasta que é recorrente os personagens estarem sempre em movimento, à procura de uma identidade, de um caminho, de um lugar. Interessante isso.

Postado por Rafael Carvalho

Nenhum comentário: