terça-feira, 21 de agosto de 2007

Matança

Histórias de serial killer baseadas em fatos reais são muito comuns no cinema e por isso acabam se tornando repetitivas. Isso se os realizadores não forem competentes o suficiente para contarem suas histórias de forma criativa. Bons exemplos são o novo filme de David Fincher e o trabalho que deu visibilidade ao realizador sul-coreano Bong Joon-ho. Zodíaco e Memórias de um Assassino, cada qual a sua maneira, possuem vários aspectos em comum, mas é o estilo de seus diretores que garantem a qualidade das produções.

Zodíaco (Zodiac, EUA, 2007)
Dir: David Fincher




São poucos os filmes de quase três horas de duração que conseguem manter um mesmo ritmo e o espectador atento. Zodíaco é um desses trabalhos graças a um esforço conjunto. David Fincher, sem maneirismos ou exageros, constrói com muito controle uma narrativa sóbria sobre a investigação do assassino serial auto-intitulado Zodíaco e que tirou o sono da polícia (e da população) de San Francisco, nos EUA, por mais de três décadas. O criminoso faz o tipo ousado que avisa a polícia de cada assassinato cometido além das mensagens cifradas enviadas aos jornais.

Tudo no filme funciona bem. O roteiro é excelente, se constrói sob o ponto de vista da investigação e exige atenção máxima, pois é ágil e possui toques de humor inteligente para quebrar o clima pesado. Todo o elenco, sem precisar de um protagonista, está impecável, com destaque para o sempre louco Robert Downey Jr. (embora goste muito do Marc Ruffalo no filme também). Além disso, o filme conta com uma edição precisa e linear, uma trilha sonora agradável e reconstituição de época invejável através de uma direção de arte afiada. Com certeza, um dos melhores filmes do ano.

Memórias de um Assassino (Salinui Chueok, Coréia do Sul, 2003)
Dir: Bong Joon-ho




O tema é sério. Mulheres estão sendo assassinadas brutalmente numa cidadezinha do interior da Coréia do Sul. Começa, então, a caça ao responsável e somos surpreendidos por uma dupla de policiais desajeitados à frente do caso. No início, o filme possui um tom de chacota e humor (são hilárias as cenas da sauna e do operário de calcinha). Mas à medida que a história transcorre, a situação ganha a seriedade necessária e o filme se torna mais sombrio.

Bong Joon-ho, como já mostrou no seu ótimo O Hospedeiro, tem um olhar excepcional para composição de cenas, mas sem ser esquemático. Seus enquadramentos dão a impressão de que cada coisa vista na tela está em seu devido lugar. Ele tem total controle sobre o filme que também é um pouco longo, mas flui que é uma beleza. O mistério em volta da identidade do assassino nos deixa cada vez mais apreensivos culminando com um final que pode desagradar a alguns. Ao fim, o desenvolvimento da história vale mais que a solução do mistério.


Postado por Rafael Carvalho

8 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

amigo amigo ... pense ... ainda não vi Zodiaco porém Memorias de Um Assassino está se destinando a um novo classico.
abraços

Detalhes de mim... disse...

Olá Rafael, não assisti o filme Memória de um Assassino, mas adorei o texto, se continuar assim não seremos inimigos no futuro!!! rsrsrs
Patrícia
Atriz/diretora teatral

Wiliam Domingos disse...

Adoro filmes de serial killers...
confesso que gosto muito daqueles que é participativo de todos os lados, até mesmo do assassino!
Zodiaco é mais um retrato da época, visto de fora, pelos jornalistas e coisa e tal...apesar de ainda não ter visto é o que andei lendo!
Gostei deste segundo apresentado...vou tentar pegar na locadora, confesso que me interessa mais do O Hospedeiro!
Abraço

Gustavo H.R. disse...

Não vi nem um nem outro, mas o interesse em relação ao primeiro é reforçado por cada resenha elogiosa que pode-se encontrar na blogosfera. Ninguém desgostou do filme! Pudera, com tantos talentos envolvidos.
Vou conferir em DVD, já disponível.

Cumps.

Wanderley Teixeira disse...

Sobre o Memórias de um assassino naum tenho muito o que falar pois naum conferi ainda.Mas Zodíaco é mesmo um grande trabalho de Fincher q novamente naum teve o reconhecimento q merecia.Dou maior destaque a Gyllenhaal,achei a melhor atuação dele até hj.

Ronald Perrone disse...

Dois filmaços! Zodiaco é um dos melhores filmes deste ano e o outro comprova o talento do diretor de O Hospedeiro!

Anônimo disse...

Quero muito ver memórias de um assassino. Zodiaco, para mim, é o melhor filme seguido de perto por Ratatouille. Não é o melhor filme do Fincher, mas ainda assim é algo extremamente relevante na cerreira do diretor.

Andressa e Rafael, vocês já fazem parte da comunidade de blogueiros cinéfilos no orkut? Se não, apareçam por lá! ^^

Anônimo disse...

Ainda não vi esse "Memórias de um Assassino", mas adoro "O Hospedeiro", sem dúvida um dos melhores filmes do ano. Já "Zodíaco" é um excelente filme do David Fincher, só perde para "Ratatouille" como melhor do ano. Gosto muito do elenco, com destaque para o Downey Jr., o Gyllenhaal e o Ruffalo.