sexta-feira, 31 de agosto de 2007

A serviço de uma pátria

O Bom Pastor (The Good Shepherd, EUA, 2006)
Dir: Robert De Niro




Com Desafio no Bronx, de 1993, Robert De Niro estréia na direção com o pé direito, embora o resultado tenha sido apenas mediano. Mas somente 13 anos depois ele volta a trabalhar atrás das câmeras e pelas qualidades de O Bom Pastor, o tempo lhe fez muito bem. Seu segundo filme conta com uma produção bem melhor é bastante audacioso: focar as três primeiras décadas do surgimento da CIA que acompanhamos através da entrada do agente Edward Wilson (Matt Damon, ótimo) na corporação.

O filme já começa no ano de 1961 quando a CIA investiga os motivos para o fracasso da ocupação de Cuba durante a famosa invasão da Baía dos Porcos; tudo indica que há um espião dentro da própria organização. Mas aí o filme se utiliza de constantes flashbacks para, duas décadas antes, mostrar o surgimento da CIA, o entrada de Edward e o treinamento deste no Serviço de Inteligência inglês durante a Segunda Grande Guerra.

Desde o início, somos testemunhas do sacrifício com que o protagonista assume o seu perigoso e ultra-secreto ofício em detrimento de sua família e de sua própria felicidade. Somos apresentados a um personagem que raramente ri e cheio de dilemas morais, sempre envolvendo a relação com aqueles que estão mais próximos. Sua mulher (Angelina Jolie) mal o conhece e sua relação com o filho é de distanciamento.

Vale ressaltar aqui a excelente reconstrução de época com uma direção de arte primorosa (única indicação no último Oscar). Pena que o filme se estenda por um tempo muito longo, o que pode cansar o espectador. É preciso muita atenção para não deixar passar os mínimos detalhes que ajudam a desenvolver a narrativa. Depois dessa ótima experiência, espera-se que De Niro continue assim, tão bom atrás das câmeras quanto o é na frente delas.

Postado por Rafael Carvalho

6 comentários:

Wiliam Domingos disse...

Tenho mta vontade de assistir este longa do De Niro....
O filme está sendo bem aceito pelos críticos e apresenta uma proposta complexa, interessante!
Matt Damon já é um que vale o DVD...o cara está mto bem, talentoso!
Abraço

Wanderley Teixeira disse...

Tb gostei muito da direção de DeNiro em O Bom Pastor,um filme q se perdeu pela política de marketing mal feita pela Universal.Merecia muito mais honras do que recebeu.O roteiro de Eric Roth tb é um dos melhores do ano.Excelente!

Gustavo H.R. disse...

Filmes assim, que desbravam os bastidores de organizações envoltas em mistério, com uma narrativa repleta de informações, são em geral interessantes, mesmo que nem sempre memoráveis.
O BOM PASTOR não passou cá na minha cidade, então resta o DVD para conferir, mas parece mesmo valer a pena!

Anônimo disse...

Gostei do filme, aliás acho que tem mais aspectos positivos que negativos (a parte técnica é muito boa, especialmente o trabalho de fotografia), mas acho que a direção do De Niro é extremamente pretensiosa e prejudicial à trama, afinal já estava quase dormindo depois das três horas de duração...

Até mais!

Kamila disse...

Eu gosto muito de "O Bom Pastor". Acho um filmaço, com um bom roteiro, ótimas atuações e uma direção competente. Só acho o filme, em alguns pontos, arrastado demais.

Alex Gonçalves disse...

Ainda não tive oportunidade de locar "O Bom Pastor", mas Robert De Niro sempre foi um dos meus atores preferidos, e deve ser ainda mais competente por trás das câmeras. O excelente elenco o que ator foi capaz de escalar também é um bom atrativo.