segunda-feira, 23 de abril de 2007

De volta à infância

O Labirinto do Fauno (El Labirinto del Fauno, 2006)
Dir: Guillermo del Toro
Cotação: 10/10



Gosto muito dessa vertente do cinema que consegue mesclar o mundo adulto com o infantil. Diferente de filmes que são para crianças, mas podem ser assistidos pelos mais velhos como o excelente Desventuras em série e também A fantástica Fábrica de chocolates, O Labirinto do Fauno é um filme adulto que traz a fantasia como recurso, mas por favor, tirem os filhos, priminhos ou qualquer “pessoinha” da sala.


Ambientado na Espanha, em 1943 – Ditadura de Franco – o filme conta a história de Ofélia, menina que perdeu o pai e se mudou com a mãe para viver com o Capitão Vidal, seu novo padrasto e um homem desprezível e obcecado em conter as revoltas contra a ditadura ainda presentes no período. Em meio a todo sofrimento, fruto da violência do padrasto e da doença da mãe que está grávida, Ofélia encontra num antigo labirinto, próximo à sua nova casa, um mundo que a permite fugir da dura realidade que tem que enfrentar.

Os extraordinários efeitos visuais e a fotografia, sempre acompanhando o tom sombrio do filme, dão um toque imprescindível à história. Mas, apesar de ter sido amplamente premiado nesses quesitos – e com razão –, o que realmente me atraiu foi o modo como o argumento foi trabalhado. Durante o filme algumas dicas são dadas de que tudo pode não passar de imaginação, como quando Mercedes, uma das empregadas da casa, diz para Ofélia que não se deve confiar em Faunos. Apesar disso, nós não queremos ser convencidos e, até quando o filme termina, temos a escolha de acreditar ou descartar o que acabamos de ver. Para sustentar o pensamento dos que acham que tudo foi verdade, fica a pergunta: quem deu aquela planta para a garota pôr embaixo da cama da mãe?

Importante ressaltar os fortes momentos de violência do filme – alguns incomodam muito, como aquele em que Vidal assassina um caçador de coelhos e seu filho. Acredito que, para muitos, as cenas vão soar como gratuitas, mas para mim funcionam como o elemento perfeito para a construção de toda a atmosfera do filme e também para dar sentido às atitudes da protagonista.

Transitando freqüentemente entre realidade e fantasia, o filme nos faz sentir crianças novamente. Não que seja essa a solução para enfrentarmos os problemas, mas é sempre bom voltar a ver a vida com outros olhos...

Postado por Andressa Cangussú

7 comentários:

Túlio Moreira disse...

Andressa, infelizmente eu deixei escapar a oportunidade de ver esse filme nos cinemas, mas é o dvd que eu mais quero ver agora. A cotação 10/10 é um atrativo a mais, e também adoro filmes como DESVENTURAS EM SÉRIE.

bjão!

dicaspraticasdeviagens disse...

Eu sou o mais ninja!
Vi esse filme ano passado na única semana que ele ficou em cartaz!
auahhaha
e depois tirei onda pq só eu tinha visto ele na época do oscar
;P
melhor filme mexicano q já vi.. totalmente foda!
ótima escolha
=*

Alex Gonçalves disse...

Saudações!
Ano passado "O Labirinto do Fauno" não foi exibido na minha cidade. Desta forma, tenho o costume de fazer uma encomenda, ou melhor, comprar o filme no formato DVD. Incrivelmente ainda não tive tempo para ver este grande atrativo, mas o farei em breve.
Vejo que os comentários sobre o filme de Guillermo Del Toro são unanimes, e parece ser um forte candidato ao posto de melhor filme do ano passado. Se as coisas se encaixarem, vejo no feriado da semana que vem, e, assim, monto uma resenha.

Anônimo disse...

Como não consigo assistir ele no cinema o que me restou foi ver uma cópia pirata que vai ser vista nesse final de semana. Aguardo e depois comenata qui novamente.
inté!

Dr Johnny Strangelove disse...

Olá pessoal
Gostei muito do seu blog e com certeza Fauno é um filme fantasia sendo que direcionado para um publico mais adulto ... e espero assistir em breve ... espero que tenham sucesso em seu blog e pode contar com as minhas visitas e comentario e também vice-versa

um grande abraço e até

Wiliam Domingos disse...

Olá Andressa...
obrigado pelos elogios no meu blog, que bom que gostou! Você e o Rafael tem uma ótima sintonia, escrevem no mesmo ritmo de raciocinio...legal!
Eu estou roendo as unhas para pegar o filme na locadora há um bom tempo....certamente irei gostar, pois adoro filmes em que a fantasia e a critica são mesclados!
Falando em fantasia, irei agora pouco ver o criticado "A Fonte"...
Abraçooo!

Anônimo disse...

Com certeza, um dos melhores filmes do ano passado. Já vi faz um tempinho, mas ainda está bem fresco na memória... gostei do blogue de vocês...Abraços!