sábado, 21 de abril de 2007

Filme de atriz

Notas Sobre um Escândalo (Notes on a Scandal, 2006)
Dir: Richard Eyre
Cotação: 6/10


Casos de abuso sexual sempre podem render bons filmes (esse tipo de polêmica sempre chama atenção), embora o tema já pareça um tanto desgastado por conta dos tantos casos que povoaram os noticiários nos últimos anos. No entanto, em Notas Sobre um Escândalo, são as ótimas interpretações que dão destaque ao filme. E é uma pena que os tantos aspectos que envolvem o caso não sejam satisfatoriamente desenvolvidas pelo roteiro.

Sheba Hart (Cate Blanchett) é uma jovem professora que ao conseguir um emprego numa escola pública londrina conhece a veterana Barbara Covett (Judi Dench), professora solitária e dominadora, criando com ela uma relação de proximidade. No entanto, Bárbara percebe que essa amizade, da qual ela tanto estima (talvez doentiamente, como uma espécie de necessidade emocional), pode ser deixada de lado quando descobre que Sheba mantém um caso com um de seus alunos. Barbara não perderá a oportunidade para intimidar a colega de trabalho, mas o seu intuito é ficar mais íntima dela.

Assim, o ponto central do filme não é a relação proibida da professora com seu aluno e sim a ameaça que Barbara representa para Sheba. Na realidade, ela é a personagem central do filme e responsável pelos momentos de tensão psicológica (a ótima trilha sonora de Philip Glass ajuda muito nesse quesito). Sua arrogância se contrapõe à solidão de uma vida sem atrativos, tornando-a uma pessoa amargurada e difícil de lidar. Quando ela percebe a possibilidade de criar uma relação mais próxima com a professora novata (inclusive sexual), ela não medirá esforços para consegui-lo.

Infelizmente, o filme não consegue dar conta de desenvolver tão bem os seus personagens. As razões para os seus atos estão lá, mas sempre fica a impressão de que falta algo mais satisfatório. Além disso, algumas cenas são um pouco histriônicas, com o claro intuito de acentuar a carga dramática do filme, mas acabam soando exageradas e desnecessárias.

Mesmo assim, é inegável que o grande atrativo do longa sejam as interpretação de Judi Dench e Cate Blanchett (ambas indicadas ao Oscar). A insegurança e a ingenuidade da jovem professora adúltera ficam estampadas em sua expressão. E toda a rudeza e frieza de Barbara se acentuam na interpretação inspirada de Dench. Sem elas, com certeza, o filme não teria recebido tanta atenção. E se o roteiro fosse um pouco mais abrangente, a atenção teria sido maior.

Postado por Rafael Carvalho

3 comentários:

Wiliam Domingos disse...

É complicado quando um filme possui grandes atuações, mas o filme em si as vezes fiquei meio vago! As atuações fazem parte do todo, mas o roteiro deve ser bem desenvolvido, bem trabalhado...
Eu ainda vi este filme, mas o tema me agrada muito...
"Menina má" tem uma grande carga psicológica, uma trama boa, apesar de faltar um pouco de não sei o que! Mas falta...
Pelo que percebi, os dois filmes pecaram no mesmo ponto...pq atuações estão perfeitas!
Abraço

Wiliam Domingos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Túlio Moreira disse...

Puxa, Rafael, você foi o único até agora que elogiou a trilha sonora do filme! (Kleber Mendonça Filho escreveu Philip Glass, alguém suspenda a carteira de músico desse homem...)

Quero muito ver no cinema, espero que não saia de cartaz até semana que vem.

abs!