segunda-feira, 2 de abril de 2007

Gritantemente açucarado

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho (Dreamgirls, 2006)
Dir: Bill Condon



A história de três cantoras negras da música soul que buscam alcançar o sucesso é o mote de Dreamgirls. Infelizmente, sucesso é algo que não se pode dizer sobre esse filme de Bill Condon, pois a história, assim como os personagens, são extremamente mal escritos.

O filme é livremente baseado na história real do grupo The Supremes, embora os nomes dos personagens sejam diferentes no longa, para não dar tanto na cara. O grande problema é que o roteiro cai num sentimentalismo barato e forçado, envolto numa aura de brilho e purpurina irritantes. No entanto, quesitos técnicos como fotografia e figurino são bem cuidados.

E se por um lado o filme conta com ótimos atores, é uma pena que os personagens sejam tão mal construídos. Jennifer Hudson, por exemplo, que atua pela primeira vez num longa, é uma grata surpresa, mas seu personagem é o mais confuso. Oscila entre a determinação e a fragilidade de forma que nunca a entendemos ao certo.

Eddie Murphy, por sua vez, acostumado a protagonizar somente comédias idiotas (das quais ele ainda não desistiu, já viram o trailer de Norbit?), faz aqui um trabalho interessante, mas só. Já Beyoncé se preocupa mais em fazer caras e bocas do que atuar de verdade (nem sei se ela conhece o real significado da palavra "atuar"). Mesmo assim, Jammie Fox e Danny Glover fazem bons trabalhos.

Mas o pior mesmo são os números musicais. Sem criatividade e muito monótonos é a grande fragilidade do longa já que este se trata justamente de um musical. Além disso, as moças não parecem cantar e sim gritar. Às vezes se confunde potência vocal com qualidade de voz, e em alguns momentos chega a ferir os ouvidos. Espera-se de um musical que as canções empolguem e não que nos façam tapar os ouvidos

Por tudo isso, é muito difícil entender como esse filme tenebroso conseguiu ganhar o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia/Musical no lugar do excelente Pequena Miss Sunshine. Na verdade todos os outros indicados eram melhores: Borat, O Diabo Veste Prada, Obrigado por Fumar. Coisas de premiações hollywoodianas. Assim, por fora, Dreamgirls tem brilho, mas por dentro é oco.

Postado por Rafael Carvalho

4 comentários:

Wiliam Domingos disse...

Aehh cara blz?
Vlw pela visita no meu blog (Eco Social)!!!!
Seu blog também é muito bacana!
Bom, eu nunca me interessei por "Dreamgilrs" e quando soube das premiações achei bem estranho, concordo que é um filme de certa forma oco!
Vou te add nos favoritos ok!
abraço

http://eco-social.blogspot.com/

Anônimo disse...

Não assisti, mas o que esperar de um musical que põe 3 músicas nas indicações do Oscar e mesmo assim consegue perder para a do documentário do Al Gore?

Anônimo disse...

Dreamgirls foi o filme que não aconteceu esse ano. Poderia ter sido, mas se perdeu em meio a uivos desesperados, berros e atuações fraquíssimas (o que é uma pena, pois Bill Condon tinha feito um excelente trabalho no roteiro de Chicago). No entanto, se olhar o ponto de vista estético do filme, passo a olhar com outros olhos. Me agradam as coreografias, a direção de arte e me agrada ver Eddie Murphy fora do gênero comédia. E foi só, infelizmente. Valeu a visita ao claquete!

Meu outro blog:
http://cave.zip.net

Unknown disse...

Meninos, me tirem uma duvida: Borat jah passou aqui em VCA?
Ahhh, tô esperando a crítica de Ó Paí Ó... abraço