terça-feira, 1 de maio de 2007

Não, não tem graça

Caixa Dois (Idem, 2007)
Dir: Bruno Barreto
Coatção: 3/10

É muito interessante quando um filme se propõe a falar de determinados problemas sociais ou políticos por meio da comédia. As situações podem parecer engraçadas, mas é daí que se pode extrair uma alfinetada contundente. Poderia ter sido o caso de Caixa Dois, novo filme de Bruno Barreto. O grande problema é que o filme não tem nada de engraçado e dessa forma a crítica a que se propõe se mostra vazia. Uma pena.

Mais uma vez, tem-se um filme brasileiro que possui um ótimo argumento, mas não consegue desenvolvê-lo satisfatoriamente (Zuzu Angel me vem à mente, mas é um filme bastante diferente, e também falho). Quando um banqueiro decide usar sua secretária como laranja e depositar uma bolada de R$ 50 milhões na conta da moça, ele se surpreende ao descobrir que, por engano, o dinheiro foi parar na conta de uma mulher honesta cujo marido, que trabalhava para o tal banqueiro, acabou de ser demitido.

O roteiro, adaptado de uma peça do Juca de Oliveira, é tão sem graça quanto ele próprio. E é impressionante como uma trilha sonora pode ser tão irritante, pois faz questão de estar sempre presente, martelando na cabeça do espectador. O elenco, composto por Fúlvio Stefanini, Cássio Gabus Mendes, Giovanna Antonelli e Daniel Dantas, dentre outros, possui até um pouco de sintonia, mas se sairiam melhor se o filme fosse mais bem escrito.

A cena final em que todos os personagens discutem como resolver satisfatoriamente a situação poderia render um ótimo momento, tanto engraçado quanto ácido, mas é mal aproveitada. Dá a impressão de que tudo aquilo não passou de uma brincadeira. Mas de engraçado, o filme e a situação não têm nada.

Postado por Rafael Carvalho

5 comentários:

João Micuansky disse...

Como você disse o filme fracassa de varias maneiras. Esperava mais quando fui ver, mas quando a seção acabou senti uma grande frustração em relação ao longa.

Até mais.

Ronald Perrone disse...

Bom, esse filme eu não vi, mas também não confio muito no Bruno Barreto, e agora, lendo sua critica... acho que vou demorar um pouco pra ver esse...
Abraços!

Alex Gonçalves disse...

Raramente algum filme brasileiro que tenta fazer humor com alguma condição atual do país se sai bem. “Domésticas”, por exemplo, é um perfeito exemplo de pouco humor – apesar de este utilizar diversos níveis dramáticos para o resultado final. Eu gostei bastante do trailer de divulgação do filme, e a história me parece ser bem interessante, mas estou em dúvida enquanto o filme ser bom ou não. Ao menos o elenco é um bom atrativo para assistir “Caixa Dois’”.

Anônimo disse...

É, isso não me surpreende em nada, é só olhar para trás e ver quem é Bruno Barreto.
abraço!

Túlio Moreira disse...

Tirem a "licença de cineasta" de Bruno Barreto, urgentemente.

abs!