sábado, 5 de maio de 2007

Rafael recomenda

Se a idéia do post é falar de filmes que nos marcaram, nada mais justo que apelar para a memória afetiva. Lá vão dois que com certeza nunca sairão da memória.

Abril Despedaçado (Idem, 2001)
Dir: Walter Salles


Para muitos, pode não ser um dos melhores filmes nacionais da nova safra pós-retomada, mas para mim tem um gosto especial. Abril Despedaçado foi o despertar para a Sétima Arte como só um grande filme é capaz de impressionar e emocionar. Walter Salles (na minha modesta opinião o melhor diretor brasileiro da atualidade) traz para o sertão a história de rivalidade entre famílias inimigas e o dilema de Tonho (Rodrigo Santoro) que precisa vingar a morte do irmão, num ciclo vicioso de morte e auto-destruição. Além de tudo, é um apelo à necessidade do ser humano de se estar livre para fazer as suas próprias escolhas. Eu estou fazendo as minhas.


Laranja Mecânica (Clockwork Orange, 1971)
Dir: Stanley Kubrick

Se Abril Despedaçado foi o despertar, Laranja Mecânica foi a consolidação da paixão, um dos primeiros gozos cinematográficos. Música e imagem se completam numa explosão de delírio, que se desenrolam diante de nossos olhos (e ouvidos), e não podemos fazer nada. Estamos em estado de hipnose, paralisados pela violência que domina o jovem Alex (Malcolm McDowell) e seu bando de delinqüentes numa cidade futurista qualquer. E é com essa mesma violência que se pretende reeducar o rapaz quando este é posto numa clínica de reabilitação para frear seus instintos agressivos. Violência por violência, a experiência nunca foi tão perturbadora. Só é agradável por atestar o grande talento de um diretor-autor autêntico. Um filme para se arrepiar e assistir de olhos bem abertos.

Postado por Rafael Carvalho

15 comentários:

Wiliam Domingos disse...

É um absurdo, mas ainda não vi "Laranja Mecânica". Por coincidência irei vê-lo amanha, ganhei ele, mas ainda não o vi....
Depois comentamos sobre ele!!!
Abril Despedaçado é pior que um chuto no estomago! O filme é chocante! Santoro mais ainda...

Abraçoooo
http://eco-social.blogspot.com/

Ronald Perrone disse...

Como pode ver pela foto, sou fã de Laranja Mecânica... um dos unicos filmes perfeitos pra mim... Abril Despedaçado é belíssimo...
Abraços!

Anônimo disse...

Oi parceiro!

Vou ser sincera, Abril despedaçado merece ser assistido de novo, pois vi logo que lançou e numa situação pouco favoravel, galera fazendo bagunça e tal, mas lembro que gostei.

Mas LARANJA MECÂNICA é sem dúvida um dos melhores filmes que eu já vi - a gente viu no memso dia lembra?- e que definitivamente merece ser revisto! É um filme muito forte e que me fez quase desisti no meio da exibição, felizmente decidi seguir em frente, pq eh magnifico!

Beijos!

Anônimo disse...

Eu tenho uma verta birra com "Abril..." acho que é um tipo de filme comtemplativo ao excesso, um tipo de vício do cinema nacional em querer se firmar como sendo de "arte". Para mim resultou cansativo demais, e por isso não rolou, pois não vejo muito sentido no excesso de cenas líricas - é sempre digo, cineasta brasileiro adora bancar o europeu do cangaço. Ao invés de criar sua própria estética eles copiam e querem forçar uma fórmula que funciona em outro lugar.
abraço!
(ah! Laranja é sem questionamentos...).

Anônimo disse...

Eu tenho uma verta birra com "Abril..." acho que é um tipo de filme comtemplativo ao excesso, um tipo de vício do cinema nacional em querer se firmar como sendo de "arte". Para mim resultou cansativo demais, e por isso não rolou, pois não vejo muito sentido no excesso de cenas líricas - é sempre digo, cineasta brasileiro adora bancar o europeu do cangaço. Ao invés de criar sua própria estética eles copiam e querem forçar uma fórmula que funciona em outro lugar.
abraço!
(ah! Laranja é sem questionamentos...).

Gustavo H.R. disse...

Rafael, concordo com a sua opinião - sem dúvida LARANJA MECÂNICA é uma obra-prima difícil de esquecer. A conjugação de imagens, música e idéias elaborada por Kubrick é simplesmente impressionante.
Infelizmente não vi ABRIL DESPEDAÇADO (ainda), mas pela sinopse e fotos parece um drama bastante forte e belo.

Cumps.

João Micuansky disse...

Apesar de Laranja não ser meu Kubrik fabvorito, 2001 ocupa esse lugar, ele ainda consegue marcar o telespectador. Não gosto muito de Abril.

Até mais.

Os: a critica do homem aranha já está no blog.

Anônimo disse...

Oi Rafa,

primeira vez que entro no blog, gostei muito! Lógico, sem esquecer da participação de Andressa =P

Bom, eu nao sou muito fã do cinema brasileiro. Abril Despedaçado é um bom filme, mas não é dos que mais me agradam, mas Laranja Mecânica é, sem dúvida nenhuma, um dos melhores filmes que já vi. Gosto muito de filmes que tratam de assuntos polêmicos, e este é um dos preferidos. É também um dos poucos que em instantes me fizeram passar pelo ódio e pelo amor. Não sei se todo mundo que viu passou por isso, mas deixei de sentir nojo por Alex e acabei caindo de amores por ele.

Beijos

Anônimo disse...

Flávia, na verdade o sentimento do público por Alex passa por um processo de transição: no começo você odeia ele, depois é um sentimento de pena e no fim você acaba se identificando e gostando dele. Acho muito intessante essa maneira como o Kubrick aborda a desintegração psicológica dos personagens. É um ponto comum em quase todos os seus filmes. Não vou me estender mais porque quem me conhece sabe que eu sou fã do gênio, só tenho coisas boas para falar dele.


=DD

Anônimo disse...

Não vão comentar sobre Ennio Morricone no Brasil???



xDD''

Túlio Moreira disse...

Dois filmes de diferentes escolas, mas com algo em comum: assista-os de olhos bem abertos e com o coração na mão.

abs!

Cine Ôba! disse...

Concordo com o comentário do Túlio.Vale a pena.Mesmo sendo um pouco "hermético" a fotografia de Abril Despedaçado é excelente e a história e boa.Já Laranja Mecânica não precisa muito de comentários...primoroso.

Unknown disse...

Laranja mecânica, como vc mesmo definiu, é um gozo da sétima arte. Muito bom! E o filme Sunshine do Danny Boyle, não vai comentar nada?

Anônimo disse...

Bem, parece que Laranja Mecânica é uma unanimidade como bom cinema. Já Abril Despedaçado dividiu bastante. Pra mim, são filmes impecáveis.

Arthur, não encontramos espaço para falar da vinda do Morricone para o Brasil. Na verdade, a gente geralmente faz pouquíssimos comentários sobre notícias e informações relacionadas a cinema que não sejam as próprias críticas.

E Jorge, eu gostaria muito de falar sobre Sunshine, mas só tem um pequeno problema: o filme não estreou aqui na minha cidade. Uma pena, estou louco para ver, mas ainda tenho esperanças.

Valeu galera!!!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Abril Despedaçado é ótimo, mas tem muito tempo que assisti, precisava rever. E Laranja Mecânica é uma obra-prima, talvez o melhor filme de todos os tempos (eu disse talvez ...)
Postei no blog sobre Homem-Aranha 3. Dá uma olhada lá.